Domingo, 8 de Outubro de 2006

Coreia do Norte

CHINA E JAPÃO EXPRESSAM PREOCUPAÇÃO COM QUESTÃO NUCLEAR

Os dois países pretendem vão trabalhar juntos para que a Coréia do Norte desista de testes nucleares


Tamanho da letra 

A China e o Japão expressaram neste domingo (08) sua "profunda preocupação" com a ameaça da Coréia do Norte de realizar um teste nuclear, em um comunicado conjunto difundido após a histórica reunião entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o premier chinês, Wen Jiabao, em Pequim.

"As duas partes expressam sua profunda preocupação com a situação recente na península coreana, incluída a questão dos testes nucleares", diz o comunicado. A China é o principal aliado da Coréia do Norte, que ameaçou na semana passada realizar um teste nuclear em data não especificada.

"As duas partes confirmaram que trabalharão juntas para reforçar o processo das negociações multilaterais a fim de obter uma península coreana desnuclearizada, assim como a paz e a estabilidade no nordeste da Ásia", afirmou o texto lido para a imprensa pela delegação japonesa.

Antes de partir para Pequim neste domingo, Abe afirmou ser preciso impedir que os norte-coreanos realizem um teste nuclear. "Se a Coréia do Norte não interromper seus preparativos de teste nuclear, ficará cada vez mais isolada diante da comunidade internacional e a situação vai se deteriorar", advertiu.

Mas a linha dura do Japão é diferente daquela adotada pela China, que se opõe à imposição de sanções contra Pyongyang.

Encontro

No Palácio do Povo da Praça da Paz Celestial (Tiananmen), o chefe do governo chinês, Wen Jiabao, recebeu Abe em uma cerimônia oficial com honras militares, marcada por 21 tiros de canhão.

Trata-se da primeira cúpula bilateral realizada em cinco anos na capital chinesa. A visita de Abe, de menos de 24 horas, é também sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o cargo em 26 de setembro.

"China e Japão são vizinhos. O desenvolvimento das relações de amizade e de cooperação serve aos interesses de ambos os povos", disse Wen Jiabao.
Ele se mostrou otimista, apesar das relações entre os dois países se encontrarem em seu pior momento desde o estabelecimento de contatos diplomáticos, em 1972.

O primeiro-ministro japonês, que também se reuniu neste domingo com o presidente chinês, Hu Jintao, viajará nesta segunda-feira (09) à Coréia do Sul para dar continuidade ao seu giro de reconciliação com os países vizinhos, após as difíceis relações mantidas por seu predecessor, Junichiro Koizumi.

Teste nuclear

Segundo especialistas militares russos em Pyongyang, citados neste domingo pelo jornal britânico “Sunday Telegraph”, a Coréia do Norte não realizará um teste nuclear antes do fim do ano para dar tempo que os Estados Unidos suspendam suas sanções financeiras.

Uma bomba atômica como a que a Coréia do Norte pretende testar pode causar até 200 mil mortes se for lançada em uma grande cidade como Seul ou Tóquio, disseram especialistas, que não foram identificados.

A arma tem a mesma potência da que foi utilizada pelos americanos sobre a cidade japonesa de Nagasaki no fim da Segunda Guerra Mundial. Mas pesa quatro toneladas e, por isso, não pode ser colocada sobre um dos mísseis desenvolvidos atualmente pela Coréia do Norte, disseram os especialistas.

"Se os americanos não iniciarem um diálogo com Pyongyang e não suspenderem as sanções, o líder norte-coreano Kim Jong-Il dará ordem de realizar o teste, provavelmente na segunda quinzena de dezembro e início de janeiro", afirmou uma das fontes. "Diria que realizar de imediato um teste nuclear não é vantajoso para a Coréia do Norte", declarou outro analista.

Os Estados Unidos proibiram em setembro de 2005 as transações com empresas norte-coreanas acusadas de lavar dinheiro para financiar o programa militar nuclear da Coréia do Norte.


Saiba mais




Busque por:  
<input ... >OK

Histórico de Coréia do Norte


Temas:
publicado por Fernando Roriz às 17:10
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

.posts recentes

. Portugal É Pacífico

. Professor de Inglês Suspe...

. A Estrutura E8

. Ainda se fala sobre Maryl...

. Organização Escolar

. Organização Escolar

. Professor Tutor

. John Napier

. Candidatura ao Ensino Sup...

. Professores

.arquivos

. Maio 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

.Temas

. animais(2)

. biodiversidade(1)

. biografias(5)

. Ciência(6)

. ciência e tecnologia(1)

. Ciência e Tecnologia(1)

. cinema(1)

. clima(1)

. desporto(2)

. diversos(1)

. economia(1)

. Educação(13)

. educação(2)

. ensino(4)

. futebol(7)

. impostos(1)

. Investigação(1)

. legislação(2)

. Matemática A 11(1)

. Matemática A11(34)

. matemática A11(1)

. Matemática B 12(1)

. Matemática B12(22)

. matrizes(8)

. mundo(3)

. Notas biográficas(21)

. Notas Biográficas(1)

. notas biográficas(1)

. poemas(1)

. Política(10)

. Saúde(1)

. sociedade(16)

. tecnologia(1)

. tecnologias(1)

. viagens(1)

. todas as tags

.links

.as minhas fotos

.subscrever feeds