Sexta-feira, 22 de Setembro de 2006

Aula 2 (21 / 09 / 2006)

Aula 2 ( 21 / 06 / 2006)

Sumário: Experiência aleatória ; conjuntode resultados ; acontecimentos. Resolução de exercícios.


 

Exercício proposto para realização na aula

 

1. Considere-se a experiência aleatória que consiste em retirar, sucessivamente, duas cartas de um baralho comum com quarenta cartas e verificar o naipe a que pertence cada uma delas.

 

1.1  Defina o espaço amostral associado à experiência.

1.2  Represente em forma de conjunto os acontecimentos:

 A:” ambas as cartas são de espadas”

       B: “pelo menos uma carta é de paus”

       C: “ as cartas são do mesmo naipe”

1.3  Com base no espaço amostral, dê um exemplo de um acontecimento simples e de um acontecimento composto.


 

Actividade proposta para realização na aula

 

Bolas e círculos numerados

Considere uma caixa contendo seis bolas, indistinguíveis ao tacto, numeradas de 1 a 6, sendo três delas azuis, duas vermelhas e uma amarela.

 

1. Considere a experiência que consiste em retirar aleatoriamente uma bola da caixa e registar o número.

1.1. Indique o espaço amostral.

1.2. Considere os seguintes acontecimentos:

  A: “ sair número par”  ;  B: “ sair número primo” ;  C: “sair número não superior a quatro ;  D: “ sair multiplo de quatro”.

1.2.1. Represente-os na forma de conjuntos.

1.2.2 Identifique um acontecimento elementar e um acontecimento composto.

1.3. Relativamente à experiência aleatória que consiste em retirar uma bola da caixa e registar a cor, indique um acontecimento:

1.3.1. elementar

1.3.2. certo

1.3.2. impossível

 

2. O Pedro pretende numerar aleatoriamente dois círculos coloridos, um amarelo e um verde, de um cartaz, com números entre 1 e 6. Para cada um dos círculos vai lançar um dado equilibrado com as faces numeradas de 1 a 6, e escrever no círculo o resultado obtido no lançamento.

 

2.1.        Preencha o quadro abaixo e indique o número de elementos do espaço amostral da experiência descrita.

 

1

2

3

4

5

6

1

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

5

 

 

 

 

 

 

6

 

 

 

 

 

 

 

2.2.        Represente sob a forma de conjunto, cada um dos acontecimentos:

A:”os círculos têm o mesmo número;

B:”os círculos têm números distintos.

2.3.        Suponha agora que o Pedro pretendia colorir três círculos, um vermelho, um amarelo e outro verde, recorrendo ao mesmo processo. Qual é o número de possibilidades que o Pedro tem para colorir os círculos ?


 

publicado por Fernando Roriz às 13:22
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