Sábado, 16 de Setembro de 2006

Banco de esperma

Primeiro banco de óvulos e esperma arranca hoje no Porto
O primeiro banco de óvulos e esperma nacional vai começar a funcionar esta sexta-feira no Instituto de Ciência Biomédica Abel Salazar da Universidade do Porto.

A instituição promete reduzir em cerca de 50% os custos para os casais com problemas de infertilidade.

As entrevistas com as mulheres que se apresentarem como voluntárias para doar óvulos para o banco começam hoje. Já as entrevistas com os dadores de esperma deverão apenas começar em final de Outubro, quando estiverem concluídas as necessárias obras no instituto e disponíveis os equipamentos para congelar os espermatozóides.

Todos os dadores candidatos serão sujeitos a rigorosos exames de selecção, quer a nível da história clínica pessoal e familiar, quer de análises ao sangue, antes de serem seleccionados par a integrar o banco.

Apesar de aberto a todos os voluntários, o banco excluirá à partida aqueles que apresentem factores de risco (como hábitos tabágicos, alcoólicos ou de toxicodependência) ou tenham contraído vírus com as hepatites B e C ou o HIV.

A idade dos dadores é outros dos factores que será tido em conta: de 18 a 35 anos para as mulheres e 18 a 45 para os homens.

O instituto irá recrutar dadores voluntários através de cartas a enviar a todas as associações académicas e profissionais e disponibilizando o endereço electrónico m.sousa@icbas.up.pt para receber candidaturas da população em geral.

A possibilidade de colocar anúncios na imprensa foi desde logo excluída, pois a experiência de bancos estrangeiros é de que tal atrairia sobretudo dadores de risco em busca de dinheiro fácil.

A doação de esperma não terá qualquer contrapartida financeira, enquanto as mulheres que doarem ovócitos receberão 750 euros pelo facto de os procedimentos clínicos implicarem mais de 15 dias de alteração do ritmo normal de vida e pelo menos quatro entradas no hospital.

As dadoras que forem seleccionadas passam a integrar o banco de ovócitos, sendo apenas chamadas a fazer a doação propriamente dita quando o ICBAS for contactado por algum médico de medicina da reprodução solicitando óvulos para uma paciente com problemas de fertilidade.

A recolha dos ovócitos não será já da responsabilidade do instituto, cabendo-lhe apenas a selecção da dadora mais indicada.

Consoante as características da futura mãe, é procurada no banco uma dadora com um perfil genético compatível em 70 por cento, o que implica equivalência do grupo sanguíneo e de diversas características físicas como a etnia, estatura, cor de cabelo e dos olhos.

O casal receptor de óvulos doados terá um encargo de 1.000 euros, dos quais 750 euros são para a dadora e 250 para suportar os custos do banco, enquanto o receptor de sémen pagará 250 euros para custear os procedimentos.

Esta verba visa apenas custear o investimento feito pelo ICBAS e as despesas de manutenção, já que com a criação do banco não se pretende obter qualquer lucro.

Para além de casais com problemas de fertilidade, poderão também beneficiar do banco de esperma e óvulos os doentes oncológicos cuja fertilidade venha previsivelmente a ser afectada com os tratamentos de rádio ou quimioterapia.

Actualmente, e na ausência de um banco de esperma e óvulos em Portugal, os casais portugueses são forçados a recorrer a bancos privados em Espanha.

15-09-2006 8:46:44

publicado por Fernando Roriz às 01:30
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

.posts recentes

. Portugal É Pacífico

. Professor de Inglês Suspe...

. A Estrutura E8

. Ainda se fala sobre Maryl...

. Organização Escolar

. Organização Escolar

. Professor Tutor

. John Napier

. Candidatura ao Ensino Sup...

. Professores

.arquivos

. Maio 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

.Temas

. animais(2)

. biodiversidade(1)

. biografias(5)

. Ciência(6)

. ciência e tecnologia(1)

. Ciência e Tecnologia(1)

. cinema(1)

. clima(1)

. desporto(2)

. diversos(1)

. economia(1)

. Educação(13)

. educação(2)

. ensino(4)

. futebol(7)

. impostos(1)

. Investigação(1)

. legislação(2)

. Matemática A 11(1)

. Matemática A11(34)

. matemática A11(1)

. Matemática B 12(1)

. Matemática B12(22)

. matrizes(8)

. mundo(3)

. Notas biográficas(21)

. Notas Biográficas(1)

. notas biográficas(1)

. poemas(1)

. Política(10)

. Saúde(1)

. sociedade(16)

. tecnologia(1)

. tecnologias(1)

. viagens(1)

. todas as tags

.links

.as minhas fotos

.subscrever feeds