Sexta-feira, 17 de Novembro de 2006

Agitação no Ensino

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) negou “categoricamente ter instrumentalizado" os estudantes do ensino secundário para realizarem uma manifestação na quinta-feira, precisamente no dia em que abriu o processo suplementar de negociação do Estatuto da Carreira Docente com o Governo.

“A Fenprof, tal como as restantes organizações sindicais dos professores, apenas tomou conhecimento da iniciativa no próprio dia, face aos desenvolvimentos publicamente conhecidos”, salientou o sindicato em comunicado, esta sexta-feira, exigindo um pedido de desculpas pelas “falsas e caluniosas” acusações tecidas pela Juventude Socialista (JS), de que teria tentado compensar o fracasso da vigília de protesto dos professores.

“A JS considera inaceitável que alguns sindicatos tentem instrumentalizar os estudantes do ensino secundário para que estes acompanhem as suas reivindicações”, refere a nota de imprensa.

A iniciativa contra as aulas de substituição, convocada por mensagens de telemóvel e pela Internet, culminou ontem num protesto nacional tendo levado ao encerramento de algumas escolas. Em Lisboa, perto de 400 estudantes manifestaram-se frente ao Ministério da Educação.

PROTESTOS CONTRA MINISTRA

Em Vila Real, a ministra da Educação foi recebida hoje com protestos pelos docentes e alunos da Escola Diogo Cão que pediram o fim do exercício das suas funções. Depois de ouvir palavras de ordem como “está na hora da ministra ir embora” e lhe terem sido mostradas faixas onde podia ler-se “Professores e educadores todos juntos por um estatuto profissional e valorizado”, Maria de Lurdes Rodrigues sublinhou que o Ministério “procura encontrar as soluções mais adequadas a cada escola” e que em alguns estabelecimentos de ensino já se conseguiu reduzir "para zero por cento o incumprimento do programa escolar".

"Os alunos são adolescentes e alguns crianças. Os professores são adultos e distinguem muito bem as matérias laborais das matérias profissionais e do facto de protestarem não significa que sejam menos profissionais, salientou.

Recorde-se que os docentes têm acusado sitematicamente a tutela de "intransigência e inflexibilidade". Entre as alterações que mereceram a maior contestação da classe, constam a divisão da profissão em duas categorias e a integração dos pais no processo de avaliação dos professores.

A tutela insiste na mudança do Estatuto da Carreira Docente salientando que o que existe "não serve para obter melhores resultados na escolas, como ficou provado nos últimos dez anos, em que esteve em vigor".


 
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publicado por Fernando Roriz às 23:47
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