Segunda-feira, 13 de Novembro de 2006

Matriz-Matemética A - Módulo 3: Estatística

ESCOLA SECUNDÁRIA DA MAIA

 

MATRIZ DA PROVA DE MATEMÁTICA A       ANO LECTIVO DE 2006 / 2007

 

10ºANO DO ENSINO RECORRENTE

 

ÉPOCA: Janeiro de 2007

Duração da Prova: 90 minutos

 

MÓDULO 3 : ESTATÍSTICA

 

CONTEÚDOS

OBJECTIVOS

Interpretação de tabelas e gráficos. Planeamento e aquisição de dados

 

- Conhecer o significado da palavra estatística;

- Referir diversas utilizações da estatística;

- Interpretar informação estatística e transmitir informação;

- Reconhecer a utilidade da estatística na vida moderna.

- Exemplificar fenómenos que podem ser objecto de estudo estatístico;

- Reconhecer o papel relevante da estatística em todos os campos do conhecimento;

- Saber o significado de termos estatísticos como população, amostra, unidade estatística, sondagem, censo e recenseamento;

- Distinguir os estudos e conclusões sobre a amostra e a correspondente análise da população;

- Identificar os cuidados a ter na formação de uma amostra e as razões para a sua utilização;

- Distinguir as fases do estudo estatístico.

 

Organização e Apresentação de dados

 

- Classificar as variáveis estatísticas, quanto à sua natureza e quanto à escala;

- Organizar e interpretar informação estatística em tabelas (de frequência) e gráficos (pictogramas, circulares, diagrama de barras, histogramas,…);

- Organizar os dados estatísticos recorrendo ao separador de frequências (steam and leaf);

- Construir e interpretar polígonos de frequência.

 

Medidas de localização e dispersão

 

- Conhecer e determinar as medidas estatísticas de localização central: média, moda e mediana, em dados simples ou agrupados;

- Representar e interpretar os diagramas de extremos e quartis;

- Reconhecer as limitações das medidas estatísticas estudadas;

- Interpretar as medidas de localização;

- Utilizar a calculadora gráfica na determinação da média e quartis bem como para representar o diagrama de extremos e quartis;

- Calcular e interpretar os valores da amplitude e do desvio-padrão;

- Utilizar a calculadora gráfica para determinar o desvio-padrão.

 

Distribuições bidimensionais

 

- Identificar distribuições bidimensionais;

- Representar e interpretar diagramas de dispersão recorrendo ou não à calculadora gráfica;

- Identificar os diferentes tipos de correlação;

- Recorrer à calculadora gráfica para determinar o coeficiente de correlação linear de Pearson;

- Interpretar o valor de correlação linear;

- Recorrer à calculadora gráfica para obter a equação da recta de regressão;

- Determinar a partir da recta de regressão uma estimativa do valor de uma das variáveis conhecido o valor de outra;

- Relacionar variáveis qualitativas.

 

Temas:
publicado por Fernando Roriz às 23:46
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