Terça-feira, 12 de Setembro de 2006

Papa diz que a guerra santa do Islão é contra Deus

Bento XVI condenou hoje na Universidade de Ratisbona (sul) o fundamentalismo religioso, afirmou que a jihad (guerra santa) do Islão é contra Deus e que defender a fé com a violência é uma coisa «irracional».

O papa salientou as contradições entre o Islão moderado e o fanático, convidou a um diálogo entre religiões e culturas e advertiu que as «culturas profundamente religiosas» - uma referência velada ao Islão - vêem na exclusão de Deus, cada vez mais um facto consumado no Ocidente, «um ataque» às suas convicções mais íntimas.

Perante esta situação, Bento XVI mostrou-se convencido de que é necessário e «urgente» um «verdadeiro» diálogo entre culturas e entre religiões para reencontrar o equilíbrio entre uma fé que não se rende à razão.

«No Ocidente domina a opinião que só o positivismo e as filosofias dele derivadas são universais, mas as culturas profundamente religiosas vêem nessa exclusão de Deus da razão um ataque às suas convicções mais íntimas. Uma razão que face ao Divino ficou surda e rejeita a religião é incapaz de integrar-se no diálogo das culturas», disse Bento XVI.

O papa fez esta análise no discurso que pronunciou na Aula Magna da Universidade onde foi vice-reitor e onde ensino Dogmática entre 1961 e 1971 perante representantes da ciência, em que defendeu a relação entre fé e razão e o poder chegar a Deus mediante a razão.

Perante mais de 1.500 pessoas recordou os seus tempos de professor em Ratisbona e mostrou a sua satisfação de poder partilhar de novo uma «lição» em que falou das religiões, de como enfrentar a difusão da fé e de como o cristianismo criou a Europa e continua a ser a sua base.

Bento XVI fez um apanhado ao longo dos tempos do cristianismo e assegurou que o pensamento grego e esta religião criaram a Europa e que sem o cristianismo a Europa não seria o que é.

O papa defendeu de novo as raízes cristãs do velho continente que o Vaticano pretende ver reconhecida na Carta Magna da União Europeia.

O bispo de Roma reivindicou o papel central da razão na fé cristã e criticou a cultura ocidental que só reconhece a razão e «exclui o tema de Deus, fazendo-o aparecer como um problema anterior à ciência».

Depois da Universidade, o papa deslocou-se à catedral de Ratisbona onde manteve um encontro ecuménico com líderes das igrejas luteranas e ortodoxas, perante os quais afirmou que Cristo é «o único Deus».

Bento XVI pediu aos católicos protestantes e ortodoxos para se unirem a fim de «serem testemunhos de um estilo de vida» num «mundo cheio de confusão».

«Num mundo pleno de confusão, devemos dar de novo o testemunho das orientações que fazem da vida uma verdadeira vida», declarou Bento XVI no seu discurso na catedral de Ratisbona.

«Este dever importante, comum a todos os cristãos, devemos enfrentá-lo com uma grande determinação. É responsabilidade dos cristãos, nesta hora, tornar visíveis as orientações de um viver justo, que se revelaram a nós em Jesus Cristo», insistiu o papa.

Perante representantes das igrejas protestantes e ortodoxas da sua Baviera natal, Bento XVI congratulou-se com o próximo recomeço, no final de Setembro em Belgrado, do diálogo teológico entre a igreja católica e as igrejas ortodoxas.

Este diálogo, nascido através da «comissão mista internacional» na sequência do concílio Vaticano II, estava interrompido há seis anos.

O papa celebrou a missa com o bispo protestante da Baviera, Joahnnes Friedrich, e com o metropolita ortodoxo Augustinus da Igreja greco-ortodoxa.

À cerimónia assistiam também representantes da comunidade judia bávara.

Temas:
publicado por Fernando Roriz às 23:47
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

.posts recentes

. Portugal É Pacífico

. Professor de Inglês Suspe...

. A Estrutura E8

. Ainda se fala sobre Maryl...

. Organização Escolar

. Organização Escolar

. Professor Tutor

. John Napier

. Candidatura ao Ensino Sup...

. Professores

.arquivos

. Maio 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

.Temas

. animais(2)

. biodiversidade(1)

. biografias(5)

. Ciência(6)

. ciência e tecnologia(1)

. Ciência e Tecnologia(1)

. cinema(1)

. clima(1)

. desporto(2)

. diversos(1)

. economia(1)

. Educação(13)

. educação(2)

. ensino(4)

. futebol(7)

. impostos(1)

. Investigação(1)

. legislação(2)

. Matemática A 11(1)

. Matemática A11(34)

. matemática A11(1)

. Matemática B 12(1)

. Matemática B12(22)

. matrizes(8)

. mundo(3)

. Notas biográficas(21)

. Notas Biográficas(1)

. notas biográficas(1)

. poemas(1)

. Política(10)

. Saúde(1)

. sociedade(16)

. tecnologia(1)

. tecnologias(1)

. viagens(1)

. todas as tags

.links

.as minhas fotos

.subscrever feeds