Aula 6 ( 12 / 10 / 2006 )
Sumário: Revisão do conceito frequencista de probabilidade. Definição clássica de probabilidade ou de Laplace.
Assuntos Tratados |
Orientação Pedagógica |
Exercícios/ Actividades Resolvidos |
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Motivou-se a compreensão da definição clássica de probabilidade a partir de exemplos em que fosse possível destinguir acontecimentos simples equiprováveis. Foi colocada como proposta de trabalho na turma a identificação do erro cometido por D’Alembert e a explicação como obter a resposta correcta ao problema colocado : “Qual a probabilidade de obter pelo menos uma cara no lançamento de uma moeda duas vezes” Foi observado que num acontecimento do tipo “…pelo menos…” é aconselhável verificar se o recurso ao acontecimento contrário simplifica a resolução do exercício. |
Foram resolvidos os exercícios: 21 e 22 das páginas 41 e 42, respectivamente. Foi resolvido o exemplo 2 da página 48 por dois processos diferentes. Foram resolvidas as actividades: 9 e 11 das páginas 39 e 47, respectivamente. |
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