Domingo, 8 de Outubro de 2006

MIT

MIT oficializado quarta-feira


O acordo entre o Governo e o Massachusetts Institute of Technology, a assinar na próxima quarta-feira, prevê 14 contratos anuais de professores/investigadores para as instituições portuguesas e 18 bolsas anuais de pós-doutoramento. João Sentieiro presidirá o Programa MIT.
Segundo o texto do acordo, ontem revelado pela Agência Lusa, o programa em Portugal vai vigorar durante cinco anos e envolverá anualmente cerca de 35 novos alunos de doutoramento e cerca de 80 estudantes em programas de «Professional Master». O acordo, que envolve sete universidades nacionais, seis laboratórios associados e um laboratório de Estado, prevê igualmente que os estudantes, investigadores e docentes em instituições portuguesas colaborem com equipas de investigação no Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. O programa, que contempla para cinco anos um financiamento público global de 32 milhões de euros às instituições nacionais abrangidas, envolverá anualmente cerca de 38 professores do MIT, que coordenarão equipas com alunos e investigadores no instituto norte-americano e em Portugal. Englobará 15 bolsas anuais de pós-doutoramento no MIT e cerca de “46 alunos de graduação todos os anos, os quais trabalharão em colaboração com investigadores em instituições portuguesas”. O Massachusetts Institute of Technology pode ainda receber “cerca de 30 alunos portugueses por ano – Visiting Portuguese Students – e cerca de 13 professores portugueses por ano – Visiting Portuguese Faculty –”, refere o acordo.
O programa envolve quatro áreas temáticas: Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados, Sistemas de Energia, Sistemas de Transportes e Sistemas de Bioengenharia. O Conselho de Administração do Programa MIT será liderado por João Sentieiro, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
“Não fui consultado…”
O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), José Lopes da Silva, disse que gostaria de ter tido um conhecimento mais aprofundado do acordo entre o Governo e o MIT.
O professor sublinhou que este acordo de colaboração entre universidades portuguesas e a prestigiada universidade norte-americana vai levar a um conjunto de protocolos, com vista a reunir grupos de excelência de todas as partes envolvidas.
“Não sei pormenores, mas certamente vai dar resultados positivos”, disse José Lopes da Silva. Questionado sobre a sua participação no processo, o presidente do CRUP afirmou:”Não fui consultado, não fui ouvido, fui informado aquando da primeira assinatura do Governo com o MIT, há uns meses, e depois através de colaboradores da minha universidade”. “Penso que nestas coisas o mais importante é o trabalho de colaboração entre as pessoas que vão arregaçar as mangas para trabalhar”, considerou, embora admitindo que gostaria de “ter tido um conhecimento mais aprofundado”, além do que lhe foi transmitido pelos seus colaboradores. “Cada um faz as coisa como entende melhor. Eu teria tido conversas com os reitores das universidades e os directores” das instituições envolvidas”, disse.
Apesar de a Universidade de Aveiro não constar na lista divulgada, José Lopes da Silva admite que poderá surgir posteriormente ao nível de protocolos com laboratórios que lhe estão associados. As universidades de Coimbra e Porto e o Instituto Superior Técnico são três das instituições de Ensino Superior envolvidas no acordo que o Governo assina quarta-feira. A Universidade do Minho, as universidades de Lisboa e Nova de Lisboa e o Instituto Superior de Economia e Gestão são os outros institutos que perfazem as sete universidades escolhidas para estabelecer uma parceria com o Massachusetts Institute of Tecnology.
Temas:
publicado por Fernando Roriz às 17:03
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

.posts recentes

. Portugal É Pacífico

. Professor de Inglês Suspe...

. A Estrutura E8

. Ainda se fala sobre Maryl...

. Organização Escolar

. Organização Escolar

. Professor Tutor

. John Napier

. Candidatura ao Ensino Sup...

. Professores

.arquivos

. Maio 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

.Temas

. animais(2)

. biodiversidade(1)

. biografias(5)

. Ciência(6)

. ciência e tecnologia(1)

. Ciência e Tecnologia(1)

. cinema(1)

. clima(1)

. desporto(2)

. diversos(1)

. economia(1)

. Educação(13)

. educação(2)

. ensino(4)

. futebol(7)

. impostos(1)

. Investigação(1)

. legislação(2)

. Matemática A 11(1)

. Matemática A11(34)

. matemática A11(1)

. Matemática B 12(1)

. Matemática B12(22)

. matrizes(8)

. mundo(3)

. Notas biográficas(21)

. Notas Biográficas(1)

. notas biográficas(1)

. poemas(1)

. Política(10)

. Saúde(1)

. sociedade(16)

. tecnologia(1)

. tecnologias(1)

. viagens(1)

. todas as tags

.links

.as minhas fotos

.subscrever feeds